A Universidade Federal Fluminense (UFF) promoveu, no dia 9 de junho, às 18h, o painel “IA generativa e a originalidade do trabalho acadêmico”, com transmissão ao vivo pelo canal da Unitevê no YouTube. Professores convidados, de diferentes áreas do conhecimento, responderam perguntas do moderador e da audiência, com o objetivo de orientar a comunidade acadêmica sobre o uso responsável da Inteligência Artificial (IA), reduzir incertezas e propor boas práticas.
O evento foi o primeiro de uma série organizada pelo Grupo de Trabalho em Inteligência Artificial da UFF, formado por especialistas, docentes, estudantes e técnicos administrativos interessados no estudo dos impactos da IA nos campos acadêmico e administrativo. O grupo foi criado pela gestão da universidade em abril deste ano para discutir os desafios e oportunidades trazidos pela adoção de tecnologias de IA na instituição.
A estreia da série de painéis abordou um tema de grande relevância: o uso de IA generativa na produção acadêmica por estudantes e pesquisadores. A partir de uma perspectiva crítica e multidisciplinar, os participantes discutiram questões como: o uso dessas ferramentas configura plágio? É possível identificar quando são utilizadas? Quais os riscos e benefícios no processo de aprendizagem? Como empregar essas tecnologias de forma ética e construtiva?